Entenda como os exames de rotina podem ser aliados contra os cânceres ginecológicos.

Entenda como os exames de rotina podem ser aliados contra os cânceres ginecológicos.

Todas as mulheres que se preocupam com a saúde, sabem muito bem a importância do acompanhamento com o médico ginecologista e a necessidade de realizar exames de rotina como o Papanicolau por exemplo. Isso porque de acordo com a queixa e o histórico de cada paciente, alguns exames possibilitam a detecção de doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino ainda nos estágios iniciais, inclusive os canceres ginecológicos. Nesses casos, que podem ser rastreados mesmo quando a lesão ainda é pré-cancerígena, o diagnóstico precoce promove uma maior chance de cura. Um dos principais tipos de câncer que atingem as mulheres, é o de colo uterino que infelizmente ainda existem a ocorrência de aproximadamente 30.000 novos casos dessa doença por ano no Brasil. No entanto, esse câncer tem um desenvolvimento relativamente lento o que beneficia de certa forma as mulheres acometidas por ele.

 

SINTOMAS

Por ser uma doença lenta, geralmente quando os sintomas aparecem o câncer já se encontra em estágio avançado.

 

Os principais sintomas são:

- Corrimento persistente de coloração amarelada ou rosa e com forte odor;

- Sangramento após o ato sexual;

- Dor pélvica;

- Sangramento de causa não explicada.

Em casos mais graves há o surgimento de edemas nos membros inferiores, problemas urinários e comprometimento de estruturas extragenitais.

 

É possível se prevenir?

Embora não seja possível se prevenir totalmente contra o câncer, a descoberta precoce pode aumentar as chances de sucesso do tratamento. Por tanto, é de extrema importância realizar exames como ultrassonografia transvaginal (para verificar problemas como cistos e infecções ou rastrear o câncer de ovário) e o conhecido teste de Papanicolau (que verifica a existência de câncer de colo do útero). Vale a pena ressaltar que a maior prevenção para o câncer de colo uterino é a vacinação contra o HPV e o uso de preservativo.

TRATAMENTOS E CUIDADOS

Os tratamentos mais comuns para o câncer do colo do útero contam com remoção da lesão e com a destruição das células cancerígenas. Em alguns casos é necessária a retirada do útero e/ou da parte superior da vagina por meio de uma cirurgia. Também é possível que aconteça a realização de radioterapia e quimioterapia, dependendo do estágio do câncer. Mesmo após esses procedimentos, é necessário acompanhamento médico., e também psicológico.

Não deixe de participar do março Lilás, vamos espalhar informação.

Estamos com descontos especiais, aproveite que o mês é todo seu e marque seus exames de rotina mulher! Agende sua consulta

 Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais @cartãocristão

Compartilhar:

Não atendemos emergência.
Copyright © 2020 - Associação Cartão Cristão do Brasil - Todos os direitos reservados CNPJ 13.014.047/0001-56